O que faz um perito avaliador imobiliário?

O Perito está capacitado a atuar como auxiliar do juízo junto ao Poder Judiciário, como Assistente Técnico defendendo os interesses de uma das partes em um processo. Realizar avaliações periciais para empresas que precisam oferecer algum bem em garantia ou hipoteca para agentes financeiros, cauções e ainda em partilhas de herança, interesses comerciais na venda ou compra de imóveis. O perito também é um Avaliador, mas um avaliador não é um perito.

Perito é o expert na matéria a ser periciada, com reconhecido conhecimento profissional e técnico, atua no Mercado e na Justiça realizando trabalhos de forma mais abrangente, com maior profundidade e embasamento técnico, chamados Laudos de Avaliação.

Para exercer a profissão o corretor deve estar devidamente credenciado junto ao CRECI e ao Cadastro Nacional de Avaliadores Imobiliários (CNAI) junto ao COFECI.

O Corretor de Imóveis qualificado no curso de Perito Imobiliário conhecerá com exclusividade a possibilidade de explorar mais segmentos de sua profissão.

1. Quem pode ser Perito Imobiliário?
  • Corretores de Imóveis ou Tecnólogo em Gestão Imobiliária.
  • De acordo com a Legislação, quem está cursando Transações Imobiliárias ou Gestão Imobiliária, também poderá realizar o Curso.

2. Quais são as áreas de atuação do Perito?

Perícias e Avaliações Judiciais em ações de Desapropriações, Indenizatórias, Demarcatórias, Percas e Danos, Renovatórias de Locação, Usucapião, Vistorias, Lucros Cessantes, Reintegração e Manutenção de Posse, Interdito Proibitório e outras.

  • Assistente Técnico Judiciário;
  • Avaliações para Empresas;
  • Avaliações Particulares;
  • Avaliações para Prefeituras;
  • Avaliações para Consórcios Imobiliários;
  • Avaliações de Patrimônio (Lei nº 11.441 de 04/01/2007 -Inventário, Partilha, Separação Consensual e Divórcio - Via Administrativa - Tabelionatos);
  • Avaliações de Bens para Penhora (Lei nº 11.382/06 de 22/01/2007 - Credores podem escolher os bens para Penhora);
  • Avaliações de Mercado para Bancos;
  • Todas as avaliações em que seja necessária a elaboração por profissional devidamente capacitado.
É o corretor de imóveis que sempre fornece informações para as pesquisas de mercado de outros profissionais.

O Perito Imobiliário tem a competência para pedir revisão de laudos de vistoria da Caixa Econômica Federal.

A ética e honradez do perito são características que poderiam ser até dispensáveis de comentar, pois parecem óbvias, não fosse sua importância como requisito indispensável e que podem ser traduzidas por um aforismo que diz: “a perícia vale o que vale o perito”.  

“Profissionalismo é saber fazer, saber quando fazer e fazê-lo” (Frank Tygger)

Fonte: Sete Lagoas

Voltar