6 dicas para fotografar imóveis e garantir boas vendas

Imagem

Limpe a casa, faça imagens sequenciais e preste atenção nas distorções geradas pelo ângulo

As fotos do seu imóvel são a porta de entrada para possíveis compradores contatarem você e marcarem uma visita presencial, sendo assim fundamental dar a devida importância à produção.

Algumas imobiliárias contam com um fotógrafo profissional para fazer imagens do imóvel captado, mas se você optar por uma venda rápida, direta e não puder contar com um profissional para tirar boas fotos do apartamento e, assim, garantir que ele sobressaia frente aos concorrentes, separamos algumas dicas para te levar a ter resultados satisfatórios, mesmo não sendo um especialistas em cliques. Veja!

1. Pense na sequência

Busque reproduzir a experiência de alguém que esteja entrando no apartamento. Comece pelo primeiro ambiente, vá para o segundo e assim por diante, sempre respeitando a configuração da residência (sala, cozinha, corredor, quartos, área de serviço e área externa). Dessa forma, o interessado que ver as fotos se sentirá dentro do espaço e irá entender melhor a dinâmica do ambiente.

2. Arrume a casa

Nem o melhor profissional da fotografia poderá te ajudar a fazer bons cliques do apartamento por dentro se você não se atentar à organização. Faça uma limpeza superficial em todos os espaços: tire pó, abaixe a tampa do vaso sanitário, arrume as camas, mantenha as portas dos armários fechadas e limpe o chão.

3. Iluminação natural

Escolha um dia ensolarado para fotografar seu imóvel, pois a iluminação natural faz toda diferença na valorização do visual. As imagens são melhores quando tiradas no começo da manhã ou no fim da tarde, porque o sol não está tão forte.

Só em último caso utilize o flash como recurso, pois ele altera a profundidade dos ambientes e distorce as cores, tirando a naturalidade da foto.

4. Cuide do ângulo

Fotos tiradas na horizontal se assemelham à perspectiva humana, trazendo mais realidade quanto aos espaços e detalhes dos cômodos. Além disso, com cliques em modo paisagem, você não terá problemas quanto a ter uma tarja preta nas laterais, o que pode acontecer ao tentar publicar uma foto no modo retrato (isso diminui e desvaloriza a imagem).

Evite também tirar fotografias de baixo para cima ou de cima para baixo, pois elas dão a impressão de deformidade ao cômodo. Sempre opte por manter a câmera na linha dos olhos ou do peito, garantindo que o clique seja o mais realista possível.

5. Remova os objetos pessoais

Só há interesse de compra quando o cliente se vê morando naquele lugar, pensando em como seria sua rotina e seu estilo de vida naquele novo ambiente. Se o dono deixar objetos pessoais à mostra, pode ser que atrapalhe esta experiência importante para o possível interessado. Ao fotografar, busque tirar objetos pessoais, como roupas, retratos, imagens religiosas, esportivas ou partidárias, tornando o ambiente mais impessoal.

6. Recorra aos aplicativos de edição

Os aplicativos de edição possibilitam corrigir diversas características da fotografia, como, por exemplo, ajustar a luminosidade e sombra, cortar, melhorar as cores e até mesmo endireitar uma imagem com um ângulo não tão adequado.

Fonte: Estadão

Voltar