7 ciladas comuns na hora de procurar um apartamento para alugar

Imagem

Para não cair em pegadinhas é necessário planejamento e atenção na hora de escolher a unidade e assinar o contrato

A busca por um apartamento para alugar requer muita atenção e cuidado, para que uma nova conquista não venha acompanhada de uma grande dor de cabeça. Dessa forma, é necessário fazer tudo com os pés no chão, com muito planejamento e tranquilidade.

Segundo Gabriel Carvalho Basilio, corretor de imóveis da Tuma Imóveis, o mercado imobiliário em geral está superaquecido. Com isso, existem muitas opções de apartamento para alugar. “É importante ficar de olho na localização, se a vizinhança é segura e se tem infraestrutura ao redor. No caso de condomínios, verifique o tipo de público que reside ali, a acústica do imóvel, método de construção e idade do prédio. Tudo isso é importante”, alerta Gabriel.

“Uma situação que muitas vezes esquecemos e é fundamental, é levantar com os residentes se acontece falta de água constante”, completa. Outra questão abordada pelo corretor de imóveis é sobre a intenção de venda do proprietário. “Para que não ocorra de surpresa ou no meio do contrato de locação, converse antes e procure saber os planos do proprietário”, alerta.

Confira outros itens que merecem atenção

Prédios antigos
Quanto mais novo, melhor, pois de acordo com o corretor Gabriel Carvalho Basilio, uma construção mais velha pode trazer alguns gastos extras e outras situações nada favoráveis. “Empreendimento com muitos anos de construção sempre requerem mais manutenção e possível mudança no preço da taxa de condomínio”, afirma.

Localização da vaga de garagem
É fundamental não focar apenas no apartamento, mas também na vaga da garagem. Muitas vezes esse assunto passa batido e só depois da locação o inquilino conhece a sua vaga, que pode não agradar.

Posicionamento solar
Além disso, vale verificar o posicionamento da unidade, questão que muitas vezes passa batida. De acordo com a incidência solar é possível identificar qual o lado e quais cômodos recebem o sol da tarde, que é mais forte, ou o da manhã. “Lembre-se sempre de notar qual a face da moradia, pois isso tem impacto principalmente na saúde dos moradores”, afirma Gabriel.

Vistoria
Para identificar em quais condições o imóvel está sendo entregue para o inquilino é realizada uma vistoria. Isso terá impacto na situação que ele terá que devolver quando sair. Portanto, tenha atenção. “Faça uma inspeção mais detalhada, conferindo cada item de acordo com o memorial descritivo do bem”, comenta o profissional.

Atenção às cláusulas
É natural o contrato ser longo. Afinal, estão presentes todos os direitos e responsabilidades das duas partes envolvidas na negociação, portanto, leia com atenção e fique sempre atento às cláusulas.

Cuidado com o bolso
Gabriel Carvalho Basilio ainda faz um alerta importante: cuidado para não se encantar por um local que não seja favorável para a sua renda, pois poderá te trazer danos futuros e tirar o seu sono. “Tome muito cuidado para não se empolgar e fechar um negócio em um local que não caiba no seu bolso. Se isso ocorrer, as chances de problemas financeiros no futuro serão inevitáveis”, finaliza o corretor.

Fonte: Estadão

Voltar