Locação comercial: vantagens de investir nessa modalidade

Imagem

Contratos longos, estabilidade, menor taxa de inadimplência e de vacância são alguns atrativos dos imóveis comerciais

Ao pensar no arrendamento de imóveis, seja comercial ou residencial, ambos são bastante proveitosos. Ainda assim, é comum o surgimento de muitas dúvidas, como: qual será mais lucrativo? Que modalidade de imóvel se valoriza mais? Qual tem o contrato de locação comercial mais vantajoso?

De maneira geral, os imóveis comerciais apresentam benefícios e todos estes questionamentos. Confira abaixo a resposta para essas e mais dúvidas a respeito desse tipo de negociação.

Estabilidade contratual

Diferente dos imóveis residenciais, que possuem um contrato de locação de dois anos e meio (30 meses), as unidades comerciais contam com um pacto mais longo, com cinco anos de validade ou mais.

O corretor especializado Maurício Pedrozelli, proprietário da Imobiliária Pedrozelli, possui anos de experiência em imóveis comerciais e garante que é um negócio rentável, embora possa atravessar momentos de adversidades.

“A estabilidade pode ser garantida de acordo com o locatário, já que as negociações longas, de até 35 meses, são oferecidas somente quando a documentação e a pesquisa financeira demonstram uma chance mais alta de pagamento, funcionando basicamente como um score. Ainda assim, é o modo mais seguro para quem possui um bem”, informa o Maurício.

Mais rentabilidade

Outra vantagem muito atrativa corresponde à rentabilidade em relação à localização. Essa questão ocorre devido à livre concorrência, já que, em um estabelecimento comercial, a localidade conta muito no valor do aluguel. Tal fato permite uma competição maior entre os possíveis inquilinos interessados.

Já em uma locação residencial, a concorrência não reflete diretamente no custo do contrato, uma vez que as possibilidades são muito maiores e nada impede de um inquilino encontrar um local semelhante, seja no mesmo bairro ou até no mesmo condomínio, por um preço inferior.

“Os valores variam muito em cada bairro. Em Diadema, por exemplo, o metro quadrado (m²) é R$ 5 mil, enquanto o m² em São Paulo de um estabelecimento semelhante tem o valor é R$ 7 mil. Todas as facilidades das redondezas podem alterar o preço do aluguel.
Obviamente, um espaço mais bem localizado pode sofrer com uma grande concorrência, mas leva quem chegar primeiro e não quem paga mais”, esclarece Pedrozzelli.

Menos manutenção

Normalmente, o próprio locatário do ponto comercial tem interesse nas melhorias do local, além de garantir a conservação e manutenção sempre em dia, já que se trata do seu ambiente de trabalho, e, em alguns casos, funciona como uma apresentação da empresa. Os interesses do inquilino podem ser negociados com o proprietário e garantem um custo menor de manutenção, além de uma série de garantias de valorização.

Mais segurança

Ao considerar o tempo de vacância, cuidado do inquilino com o imóvel, além da possibilidade de uma renda maior, é comum encontrar locatários que enxerguem a locação comercial mais segura em comparação à residencial.

“A administração comercial de imóveis é o único investimento que o proprietário tem mais segurança, já que o lugar funciona como o ganha-pão. Esse fator reduz bruscamente a chances de inadimplência. Já no aluguel de residências, a taxa de inadimplência é alta e ocorre quando o morador passa por problemas, como o desemprego.”

Fonte: Estadão

Voltar