Como aumentar as chances de locação de um imóvel

Imagem

Pequenos reparos fazem toda a diferença na apresentação e garantem a melhor primeira impressão por fotos da oferta

Quem é proprietário de um imóvel que está disponível para locação deve investir em benfeitorias para aumentar as chances de fechar negócio. Com cada vez mais ofertas, o valor não é mais o único fator considerado pelos interessados. As buscas confirmam que um imóvel bem montado, com móveis planejados, box de banho e outros itens é alugado com mais facilidade, pois além de estar mais apresentável, dispensa a necessidade de o inquilino fazer intervenções.

“Deixar o ambiente pintado, limpo e com um cheirinho agradável de um difusor de ambientes causa sempre boa impressão nas visitas. Imóvel que está muito tempo fechado, por exemplo, costuma ter cheiro de mofo. É importante investir nesses pequenos detalhes. Pode parecer uma bobagem, mas faz toda a diferença”, afirma Solange Portela de Andrade, diretora da JB Andrade Imobiliária.

De acordo com Solange, o locatário percebe em vários detalhes quando o proprietário é uma pessoa cuidadosa e acaba tendo muito mais cuidado e carinho na manutenção e no uso do imóvel. “E isso para o proprietário é ótimo! No final todos ganham! Proprietários com bons clientes e locatários com opções de bons imóveis”, ressalta.

A diretora da JB Andrade conta ainda que a empresa vem registrando bons resultados na locação. “A maioria alugada é de imóveis novos ou bem cuidados. No mercado em baixa ou no mercado em alta, o ‘patinho feio’ mesmo que esteja por um valor convidativo vai sempre para o final da fila.”

Para ajudar nesta tarefa de potencializar as chances de locação, Solange dá algumas dicas importantes para os proprietários. Confira:

  • Atualize a pintura para modernizar e higienizar o ambiente. O cinza e o branco são neutros e clássicos. Não desagradam.
  • Piso: aquela tábua corrida cansada ganha fôlego com um verniz. Outra sugestão é trocar o antigo por um piso novo (piso sobre piso), que é rápido e menos custoso. Já a cozinha e o banheiro ficarão novinhos em folha com porcelanato líquido ou epóxi.
  • Azulejos antigos? Epóxi! O mercado oferece diversas opções de cores para a cobertura.
  • Luminárias: aposte num modelo simples, mas moderno. Um plafon quadrado é uma boa opção e tem um preço acessível.
  • Interruptores: você pode trocar por modelos mais novos ou até pintar os antigos com spray.
  • Troque os vasos sanitários. Causa uma ótima impressão visitar um banheiro que tem louças modernas e com cores claras.
  • Vale a pena trocar aquele blindex escuro do banheiro, que causa uma impressão sombria e antiquada.
  • Nos armários do banheiro e da cozinha, é possível fazer ajustes, como trocar prateleiras danificadas e ferragens oxidadas, forrar ou pintar as gavetas, trocar os puxadores ou pintar as portas com uma cor que transforme e valorize o visual. Aposte em tons como branco, cinza, um tom bonito de azul ou verde.
  • É imprescindível uma revisão das partes elétrica e hidráulica, além do aquecedor, para deixar tudo seguro e funcionando perfeitamente.
  • E já faz algum tempinho que o ar-condicionado do tipo Split faz parte do “kit locação”. O locatário não quer despender tempo e nem ter esse custo com a compra e a instalação dos aparelhos.

Fonte: Estadão

Voltar