Rio de Janeiro tem o metro quadrado mais caro da América Latina

Imagem

Realizado pelo grupo argentino Navent e pela Universidade Torcuato DI Tella, de Buenos Aires, levantamento analisou imóveis localizados nas principais cidades da região

O grupo argentino Navent, do qual o Imovelweb faz parte, realizou, em parceria com o Centro de Investigação em Finanças (CIF) da Escola de Negócios da Universidade Torcuato Di Tella, de Buenos Aires, Argentina, um levantamento sobre o preço do metro quadrado dos imóveis das 15 principais cidades de dez países daAmérica Latina.

O estudo identificou que o metro quadrado mais caro da região é o da cidade do Rio de Janeiro (U$S 4.079), no Brasil; seguida por Santiago do Chile (U$S 3.269); Montevidéu, no Uruguai (U$S 2.910) e Buenos Aires, na Argentina (U$S 2.659). Já as mais baratas são Caracas, na Venezuela (U$S 840), Guadalajara, no México (U$S 1.194) e Bogotá, na Colômbia (U$S 1.352).

O estudo recém-divulgado (a pesquisa é realizada duas vezes ao ano, em março e setembro), teve como base opreço dos imóveis na última semana de março. A base de dados considera os anúncios realizados nos portais da Navent nas respectivas localidades. São eles, ZonaProp (Argentina), Imovelweb e Wimoveis (Brasil), Inmuebles24 (México), Adondevivir (Peru), Plusvalía (Equador), Conlallave (Venezuela) e CompreoAlquile (Panamá). Com o objetivo de ser uma amostra homogênea e comparável em toda América Latina, a pesquisa se concentra em regiões com características semelhantes nas diferentes cidades.

Confira agora, o preço médio por metro quadrado, em dólares, em cada uma das cidades pesquisadas:

Rio de Janeiro, Brasil $ 4,079
Santiago de Chile, Chile $ 3,269
Montevideo, Uruguai $ 2,910
Buenos Aires, Argentina $ 2,659
São Paulo, Brasil $ 2,637
Cidade do Panamá, Panamá $ 2,018
Distrito Federal, México $ 1,895
Lima, Peru $ 1,845
Rosário, Argentina $ 1,612
Córdoba, Argentina $ 1,542
Monterrey, México $ 1,419
Quito, Equador $ 1,386
Bogotá, Colômbia $ 1,352
Guadalajara, México $ 1,194
Caracas, Venezuela $ 840
Preço Médio Geral $ 2,044

Na América Latina, os imóveis residenciais ocupados pelas classes média e média-alta, frequentemente, são um importante meio de investimento de longo prazo para os compradores. O objetivo da pesquisa é calcular regularmente o valor de venda do metro quadrado de uma unidade residencial típica nas principais cidades da região, de acordo com uma metodologia que atenda às normas internacionais geralmente aceitas. A metodologia completa pode ser vista no site do índice http://www.utdt.edu/rial

Os resultados fornecem informações valiosas sobre o mercado imobiliário, o que é útil para as famílias, para o sistema financeiro e para analisar as economias da região.

Fonte: Portal VGV

Voltar