Saiba como montar um espaço gourmet ideal na sua casa

Imagem

Local para reunir familiares e amigos é uma extensão da cozinha integrada ao ambiente social da casa; conheça as tendências de decoração

Considerada como a antiga cozinha da tradicional família italiana, a espaço gourmet é onde as pessoas se reuniam em torno de uma mesa para confraternizar nos almoços de domingo. Esse lugar foi reinventado para se adaptar aos hábitos da família brasileira e, ao longo dos anos, tem se transformado em um dos ambientes mais desejados nas residências.

A cozinha, onde se prepara refeições e bebidas, é naturalmente o coração da casa e um ambiente com vocação para oferecer uma boa experiência de socialização. Segundo as arquitetas Amanda Castro e Giovana Giosa, do escritório Studio AG, cada vez mais as pessoas têm optado por destacar a cozinha, integrando o ambiente ao restante da casa, trabalhando o conceito da cozinha americana.

“O espaço gourmet fica mais próximo da sala, para que o anfitrião que gosta de cozinhar possa estar próximo dos amigos e familiares com mais conforto, deixando os eventos mais aconchegantes e descontraídos”, afirmam as arquitetas Giselle Macedo e Patricia Covolo, do escritório Macedo e Covolo Arquitetura.

Engana-se quem pensa que o espaço gourmet foi uma estratégia usada em apartamentos com plantas de menor metragem. Por ser uma tendência, pode ser projetado para casas, área gourmet externa de festas, churrascos, noites de pizza e massas. “É essencial ter uma bancada de trabalho para exercer a função de mesa e aparador para as refeições, já que o anfitrião/cozinheiro divide esse canto com os convidados”, conta a dupla de profissionais.

Para pensar em um modelo de área gourmet bem equipada depende muito da necessidade do proprietário. As arquitetas indicam alguns itens importantes: “O básico seria bancada com cuba, torneira e cooktop. Porém, cada vez mais esses ambientes estão recebendo churrasqueira, forno de pizza, adega, cervejeira, geladeira, etc.”

Já as arquitetas do escritório Studio AG destacam a função de outros elementos, como um espaço para degustação de vinhos. “Não é só um ambiente para preparo de alimentos, mas um espaço agradável para estar e conviver”, comentam. Para compor a espaço gourmet ao ar livre com mais conforto, é importante pensar nas banquetas, cadeiras com tecidos impermeáveis e bancos, com revestimentos resistentes ao calor e que facilitem a limpeza.

Apartamentos sem estrutura

As arquitetas Macedo e Covolo contam que mesmo os imóveis que possuem varanda. por exemplo, mas não foram projetados para terem churrasqueira, pia e fogão podem ser adaptados. “Quando o cliente está disposto a fazer uma reforma, é possível criar pontos de água e esgoto. Colocamos eletrodomésticos elétricos de indução, que exige uma estrutura mais simples.” Porém, para qualquer reforma é necessário avaliar a estrutura do prédio. 

Churrasqueira no espaço gourmet da casa

Quem quer ter um espaço gourmet em casa pensa logo no churrasco. Mas mesmo para a churrasqueira existem diversas opções: a conhecida à carvão, à gás e elétrica, mas qualquer uma delas terá fumaça.

“Na impossibilidade de instalar uma coifa com saída externa, pense em um exaustor que vai amenizar a fumaça, ainda que seja insuficiente. O ideal seria ter uma janela para facilitar a exaustão natural”, mas é necessário entender se isso não será um incômodo para vizinhos e regras do condomínio ou quanto o projeto é em uma área gourmet externa pequena.

Outra possibilidade é usar materiais que possam minimizar o cheiro.”Existem coifas com purificador de ar. Esse tipo de equipamento faz a limpeza da fumaça e joga o ar no ambiente sem deixar cheiro”, explicam as profissionais do escritório Studio AG.

Integração com outros ambientes

Patricia Covolo explica que o mais comum é que a espaço gourmet seja uma extensão da cozinha e da sala de jantar e esteja mais próxima à área social, onde a circulação dos convidados não retire a privacidade da casa.

No caso de imóveis menores, a tendência é tornar os espaços multiusos. Com o crescimento do home office durante a pandemia, a mesa de trabalho começou a ser vista dividindo o espaço com a área gourmet moderna, exigindo cuidados para não danificar as ferramentas de trabalho. 

“É importante pensar em soluções que preservem os equipamentos quando o ambiente estiver sendo usado como espaço gourmet”, diz Covolo. Para a profissional, soluções de marcenaria, como portas de correr que escondem os equipamentos são uma excelente opção para esses casos.

Erros comuns

“Improviso não é uma palavra que combina, já que para ter um espaço gourmet em casa é necessário pensar no uso e na metragem disponível, além de comprar móveis e eletrodomésticos com antecedência, para que tudo fique em seu lugar”, recomenda Giselle Macedo. 

Amanda Castro lembra que o ambiente precisa ser funcional e pensar em conforto é fundamental. “Às vezes as pessoas querem colocar tudo e acabam ficando com um espaço apertado e incômodo”, afirma.

Tendências para seu espaço gourmet

O mercado de decoração oferece cada vez mais opções de revestimentos e equipamentos modernos. “Em relação a metais, acabamentos preto e rosé estão em alta. Porcelanatos em grandes formatos como 120x270cm são boas opções, cobrem grandes superfícies e podem ser utilizados inclusive em bancadas”, finaliza Giselle Macedo.

Outra tendência é deixar equipamentos e acessórios ocultos, uso de cuba esculpida com tampa, coifa e equipamentos compactos feitos para embutir com um aspecto de painéis modernos. “Nos casos onde não é possível viabilizar esses equipamentos, sugerimos portas escamoteáveis, que cumprem o papel e permitem deixá-los à vista quando for utilizar”, comenta Giovana Giosa. 

Vale usar calhas esculpidas embutidas para guardar tábuas de corte e utensílios, dando mais funcionalidade e organização ao ambiente. Ter mais verde também é uma boa dica. “Pode ser plantas, vasos com hortas e temperos que podem ser usados na cozinha. Além do perfume, dão um charme especial”, finaliza Giosa.

Fonte: Estadão

Voltar