Saiba como preparar a casa para as comemorações de final de ano

Imagem

Veja dicas de como caprichar na decoração e deixar sua casa linda para as comemorações de fim de ano

O final do ano está chegando e, com a flexibilização do isolamento social, já é possível planejar as festas novamente. Para quem vai optar por reunir família e amigos em casa, vamos dar algumas dicas para o ocasião e o que não pode faltar. Um dos principais detalhes é a transformação dos espaços internos e externos para receber luzes, enfeites e o cardápio da ceia.

“Fazer a decoração de fim de ano é sempre um momento especial entre pessoas próximas e que pode ser ainda melhor para quem tem filhos. O ideal é sempre escolher peças e artigos que combinem com os espaços e deixar as cores da casa mais viva, intercalando entre a árvore de natal, a guirlanda na porta, as decorações externas e, claro, os ambientes da residência”, comenta Karla Silva, designer de interiores.

“A árvore grandiosa ou minimalista acaba sendo o principal símbolo indispensável, anuncia a chegada das festas de fim de ano, reúne as pessoas no ritual de montagem e decoração e encanta crianças e adultos com suas luzes e cores”, pontua Cristina Cardoso, arquiteta dos apartamentos decorados da Yticon, construtora do Grupo A.Yoshii.

Para quem prefere um clássico pinheiro ou tem árvore no quintal, pode decorar com luzes ou objetos tradicionais como fotos e lembranças de viagens. Luzes de LED não são, exatamente, uma novidade, mas estão sempre em alta. “Elas promovem um toque sutil e trazem as luzes natalinas como um elemento vibrante”, detalha Cristina.

Objetos que dão mais cor

O colorido fica ao encargo das flores. “Nesta época do ano, o vermelho e o verde são as cores mais escolhidas para fazerem parte da ceia de Natal, como rosas vermelhas, astromélias vermelhas, hipericum, pinhas, bico de papagaio, flores secas em tons avermelhados. Sementes e folhagens em tons de verde escuro são as campeãs nas criações”, diz  Juana Martinez, florista parceira da Flores Online.

“A variedade de frutas no País é enorme, mas para um resultado mais homogêneo, os tons quentes, em variações de vermelhos, laranja e roxo compõem lindamente uma mesa apetitosa e elegante”, explica. Seguindo essas orientações, Cristina ainda sugere que se eleja uma paleta de cores a serem replicadas nos variados enfeites dispostos pela casa. “Essa dica pode ser usada até mesmo nos pacotes e embrulhos dos presentes, reais ou cenográficos”, diz.

Os clássicos verde e vermelho continuam em cena, mas haverá uma presença bem forte e marcante do dourado, que representa abundância, luz, prosperidade e tudo o que desejamos para o próximo ano. “Os tons naturais também estão em alta, seguindo a linha da decoração mais sustentável e artesanal. Lembrando que as cores neutras e terrosas estão presentes em materiais usados em adornos artesanais, como madeira, palha, linho, algodão, juta e barbantes. Todos esses itens são muito úteis na decoração.”

Karla explica ainda que a decoração pode ser feita de diversas maneiras diferentes. “Existem centenas de formas de realizar a decoração de natal e ano novo. Essas são apenas algumas dicas para deixar o ambiente ainda mais bonito, mas é possível utilizar arranjos de flores, toalhas para mesas, balões e muitos outros enfeites.”

Memórias afetivas

Pensando que essa será a confraternização do reencontro, a ideia é usar uma linguagem mais familiar na decoração, com objetos cheios de memórias e significados, homenagens e heranças, além de peças de confecção manual. Ainda na linha afetiva, uma ideia é criar um mural ou cantinho com fotografias de Natais de outros anos, com lembranças de pessoas que já se foram. “Tudo isso tem muito mais valor, pode ficar muito bonito, agradável e pessoal.”, comenta Cristina.

Cheiros e aromas

Grande parte das famílias têm aquela receita clássica ou aquele perfume característico que transporta todos para momentos festivos. Então, por que não trazer esse perfume para a decoração durante o período de fim de ano? Entram nessa lista a canela ou a baunilha dos biscoitos assados na véspera de Natal que a avó sempre fez, o cheiro de pinheiro fresco ou as flores que enfeitam a ceia e fazem parte da decoração tradicional. Outros aromas refrescantes, como ervas frescas da horta, também podem ser usados, como alecrim, louro e limão. “Essas ervas são aromatizadores de ambiente. Velas e sachês também são opções para ambientar o lar com clima de festa.”, diz Cristina.

“Flores como rosas vermelhas, astromélias vermelhas, hipericum, pinhas, bico de papagaio, flores secas em tons avermelhados, sementes e folhagens em tons de verde escuro são as campeãs nas criações natalinas.Vale considerar muitas velas para compor a mesa”, comenta Juana Martinez, florista parceira da Flores Online.

Mesa

É interessante decorar a mesa da ceia ou almoço com personalidade. Para isso, não é necessário grande investimento. “Pode ser uma mesa posta com louças bonitas, decorada com flores, frutas, enfeites, velas e luzinhas. Toques de originalidade, como um suporte de talheres feito com ramos de ervas, mini cartões com mensagens de boas festas, fitas ou guardanapos de tecido dobrados com elegância tornam a ceia mais especial”, diz a arquiteta.

Fonte: Estadão

Voltar