5 Vantagens De Investir Em Imóveis

Imagem

Investir em imóveis sempre foi uma forma segura de preservar o patrimônio. Esse é o principal motivo de o brasileiro gostar tanto desse tipo de investimento.

Num passado recente da economia brasileira onde a inflação estava descontrolada, os brasileiros encontraram uma boa maneira de se assegurar que seu dinheiro não seria dizimado em poucos meses.

Logo, os motivos pela escolha em investir em imóveis devem ser melhor analisados para se ter certeza de bons negócios. Então, vamos ver quais são as 5 principais vantagens de investir em imóveis!

Investir em Imóveis Pela Valorização

Existem duas maneiras de se ganhar dinheiro ao investir em imóveis:

  • Vendendo por mais que você comprou; 
  • Alugando!

Para conseguir vender por um preço maior que o preço de comprar é preciso ou comprar o imóvel abaixo do valor de mercado, escolher uma região que vá valorizar ou agregando valor ao imóvel.

Existem diversas formar de se agregar valor ao investir em imóvel. Uma delas é fazendo melhorias!

Por exemplo, se você comprar uma casa velha e reformar estará agregando valor a casa, e poderá vendê-la por mais que você gastou para comprar e reformar.

Outra forma de valorizar um imóvel é através de melhorias feitas na região onde o imóvel se encontra.  Melhoria pública, como pavimentação de ruas, canalização de esgoto, etc., geralmente valorizam uma região.

Esses investimentos feitos por outros (iniciativa pública e privada) você não terá controle. Nesse caso é de suma importância pesquisar as regiões de sua cidade e comprar em uma região que vá receber investimentos.

Segurança ao investir em imóveis

Como disse na introdução, antigamente muitas pessoas compravam e investiam em imóveis para proteger seu dinheiro da alta inflação.

Hoje em dia esse não é o problema, visto que a inflação está controlada. Contudo, o fator segurança dos investimentos imóveis é visto como importante para muitos investidores.

Os imóveis são bens tangíveis, ou seja, tem valor intrínseco. Em outras palavras, imóveis tem valor agregado.

Se, na pior das hipóteses,  acontecer uma catástrofe econômica o investidor que possuir um imóvel ainda terá aquele bem.

Diferente de outros investimentos econômicos, os imóveis não tem o seu valor reduzido à pó, como os contratos de opções que possuem prazo de validade, ou como as ações, cujas empresas podem ir à falência.

Dentre todos os tipos de investimento o investimento imobiliário é o que possui, historicamente, maior estabilidade.

Diferentes Possibilidades Ao Investir em Imóveis

Repito o que disse anteriormente: A primeira forma de se investir em imóveis é vendendo por mais que você comprou; e a segunda é alugando.

Quero deixar bem claro que quando você compra um imóvel existem diversos fins que você pode dar a ele. Você pode alugar, vender e fazer o lucro, ou inda morar.

Essas possibilidades deixam o investidor muitas vezes sem saber qual é a melhor alternativa.

Se você ainda não tem casa própria, a decisão é bem simples. More nesse imóvel. Se já tem casa própria, recomendo o aluguel desse imóvel por alguns anos antes de pensar em vender. 

Recomendamos alugar, pois com o passar dos anos é provável que o imóvel se valorize e você possa vender com maior lucro. E dessa formar você “paga” a fatia do leão (Imposto de renda) só quando for vender, ou seja, mais tarde. 

Recomendo sempre que você procure a ajuda de um profissional qualificado ou empresa (corretora de Imóveis ou corretor) para que possam te auxiliar e gerenciar o imóvel.

Alugar imóveis diretamente, ou seja, sem auxilio de imobiliária, dá bastante dor de cabeça! Se o inquilino não pagar e não quiser sair do imóvel entrar na justiça que entrar na justiça pedindo o imóvel de volta…

Baixa Volatilidade dos Investimentos Imobiliários

Diferentemente de muitas modalidades de investimento financeiro, os imóveis não oscilam tanto.

Mesmo que o dólar caia (suba), os juros aumentem (diminuam), a inflação cresça (desça), os imóveis terão pouco variação dos seus valores. Certamente que existem exceções a essa regra!

Isso tudo é verdade no curto prazo, mas os imóveis vão, sim, sofrer flutuação de preços no longo prazo dependendo do cenário econômico. Contudo, essa variação é bem menos acentuada que em outras formas de investimentos. Esse é um dos motivos para o investimento em imóvel ser tão conservador.

Diferente dos outros tipos de investimento, os imóveis não são facilmente comercializáveis.

Isso pode ser uma vantagem e uma desvantagem pra o investimento em imóveis. O investidor deve entender que imóveis tem baixa liquidez (baixa velocidade de troca) e que podemos aproveitar desta característica.

Se um vendedor, por exemplo, quiser vender rapidamente o imóvel terá que aceitar receber menos que o valor de mercado.
Isso só acontece por causa da característica de baixa liquidez. O investir pode aproveitar esses casos de “urgência” por parte do vendedor para comprar o imóvel AVM e vender pelo preço normal de mercado.

Contudo, se quem tiver com pressa em fazer a venda for você, então é você que terá que ceder e baixar o preço.

Ou utilizar de boas estratégias de marketing para que mais pessoas vejam e possam comprar seu imóvel o mais rápido possível mesmo o imóvel estando no valor de mercado.

Comprar Abaixo do Valor de Mercado

Não somente em investimentos imobiliários comprar abaixo do valor de mercado é uma ótima estratégia.

Pode-se usar essa estratégia para comprar ações de empresa baixo do valor de mercado, ou ainda da pra comprar carro (direto de fabrica) abaixo do valor de mercado.

Contudo, imóveis, na minha opinião, é o melhor tipo de investimento quando se procura comprar bens abaixo do valor de mercado.

Dito isso, é importante saber como encontrar imóveis para vender abaixo do valor de mercado e em quais circunstâncias o vendedor estará disposto a vender o imóvel por menos que ele vale.

Como imóveis tem baixa liquidez, para vender o imóvel rapidamente é necessário oferta-lo por menos do que ele vale. É aqui que entra o investidor informado para se beneficiar.

Rentabilidade ao investir em imóveis

A rentabilidade ao investir em imóveis é proveniente da venda e execução dos lucros e do arrendamento (aluguel) do imóvel.

É importante que se faça os cálculos devidos de todos os custos que você vai ter para a execução do investimento.

Muitas vezes é nítido, ao se fazer todos os cálculos necessários, que o investimento num determinado imóvel não é a melhor opção para se fazer.

Por outro lado acredito que imóveis é uma ótima forma de investimento tanto para o investidor seguro quanto para o arrojado.

Existem diferentes estratégias para os diferentes perfis de investidor. É preciso saber, e conhecer o investimento que você esta fazendo.

A rentabilidade pode variar de 0.5% ao mês do capital investido ao infinito. Não existe limites para o quanto o imóvel pode valorizar.

A seguir, o MERCADO IMOBILIÁRIO apresenta alguns imóveis perfeitos para você começar a investir no seu futuro:

Condomínio Moradas da Hípica
http://www.mercadoimobiliario.imb.br/imoveis/consulta-imovel/52/venda/casa/camaqua-rs

Residencial Tio Ito
http://www.mercadoimobiliario.imb.br/imoveis/consulta-imovel/17/venda/apartamento-2-dorms/camaqua-rs

Residencial Don Igor
http://www.mercadoimobiliario.imb.br/imoveis/consulta-imovel/28/venda/apartamento-1-dorm/camaqua-rs

Residencial 20 de Setembro
http://www.mercadoimobiliario.imb.br/imoveis/consulta-imovel/10/venda/apto-2-e-3-dorms/camaqua-rs

Voltar