Prédios que misturam residência e comércio são tendência

Imagem

A construção de prédios que misturam área residencial com comercial tem se tornado cada vez mais comum. Estes imóveis, chamados de “mixed-use”, por serem empreendimentos mistos, chamam atenção para o fato de ter uma baixa taxa de condomínio para quem mora no edifício.

A empresária Vânia Trindade mora em um prédio deste tipo. Ela afirma que o fato de ter lojas no edifício contribui para economizar tempo no dia-a-dia. “Eu moro em um bairro bem localizado, pago uma taxa de condomínio abaixo da média da região, de cerca de R$ 200, e tenho restaurante, sorveteria, tudo aqui perto, então, é ótimo”, afirmou.

De acordo com Marcus Henrique Ferreira, diretor de uma imobiliária que administra um dos imóveis mixed-use, as vantagens deste tipo de imóvel vão da praticidade à redução de custo. Segundo ele, uma sala comercial paga taxa de condomínio 250% a mais do que um apartamento.

“Ele é prático para os moradores por ter estabelecimentos praticamente sem ter que sair de casa. Além disso, também reduz o custo da taxa de condomínio, pois aumenta o rateio e faz com que os donos das salas paguem mais do que quem tem um apartamento. É vantajoso também pra quem monta um comércio, que tem uma clientela mais ‘fácil’, por estar perto”, afirmou.

Segundo ele, o imóvel que a empresa dele administra tem duas salas comerciais na cobertura do prédio, além das lojas do térreo. Ele ressalta que o local é planejado para que o fluxo de clientes dos estabelecimentos não interfira na rotina dos moradores.

“Por exemplo, para os clientes das lojas que ficam na cobertura há um elevador privativo, um acesso separado na portaria. Então, apesar de ser misto, o imóvel garante a independência do comércio e a privacidade dos moradores”, disse o administrador.

Marcus Henrique ressalta que as salas comerciais não são alugadas pelo condomínio e tem proprietários assim como os apartamentos.

“Eles são condôminos como os outros, não temos a renda de um aluguel. O que interfere é que, pelo impacto de um restaurante, por exemplo, tanto na questão do lixo quanto do fluxo de pessoas, ele paga mais caro o condomínio e, por consequência, barateia os moradores”, ressaltou.

Aqui no MERCADO IMOBILIÁRIO, trabalhamos em excelência com aluguel de imóveis mixed-use. Conheça um deles localizado no centro de Camaquã, em um dos melhores pontos comerciais da cidade.

Apartamento alto padrão com anexo p/ escritório
http://www.mercadoimobiliario.imb.br/imoveis/consulta-imovel/70/locacao-anual/apto-alto-padrao/camaq...

Apartamentos 02 dormitórios
http://www.mercadoimobiliario.imb.br/imoveis/consulta-imovel/75/locacao-anual/apartamento-2-dorms/ca...

Apartamentos 01 dormitório
http://www.mercadoimobiliario.imb.br/imoveis/consulta-imovel/72/locacao-anual/apartamento-1-dorm/cam...

Kitinete
http://www.mercadoimobiliario.imb.br/imoveis/consulta-imovel/73/locacao-anual/kitinete/camaqua-rs

Prédio comercial 350m²
http://www.mercadoimobiliario.imb.br/imoveis/consulta-imovel/76/locacao-anual/predio-comercial/camaq...

Texto: G1 Globo

Voltar